Mesmo quando amamos o que fazemos, é possível sentir cansaço, ansiedade ou desmotivação.
Esses sinais de esgotamento não devem ser ignorados.
![]() |
Nubelson Fernandes / Unsplash |
Veja como identificar os sintomas e cuidar melhor do seu bem-estar no trabalho.
1 | Analise como você está se sentindo
O esgotamento mental, físico e emocional pode surgir mesmo em ambientes que a gente gosta. O primeiro passo para lidar com isso é reconhecer o que você está sentindo.
Uma prática útil é escrever um diário semanal para avaliar seu estado físico, mental e emocional. Use ferramentas como o “roda das emoções” para encontrar palavras mais precisas e identifique padrões ao longo do tempo.
Se a exaustão for física, talvez seja hora de melhorar seu sono, alimentação e movimentar o corpo. Se for mental, pode ser necessário rever seus limites entre vida pessoal e profissional. Já as emoções pedem acolhimento: fale com amigos, pratique atenção plena ou considere buscar terapia.
2 | Use os benefícios que a empresa oferece
Algumas empresas oferecem mais vantagens do que apenas vale-refeição ou descontos em produtos. Há companhias que oferecem dias extras de descanso, apoio psicológico, incentivo à formação, programas de bem-estar e até acesso a atividades culturais.
Muitos desses recursos são subutilizados. Converse com o RH e descubra o que está disponível para você. Usar esses benefícios pode aliviar o estresse e ajudar na sua recuperação emocional.
3 | Priorize momentos de descanso reais
Fazer pausas de verdade é fundamental para recuperar a energia. E não vale só sair para almoçar correndo ou tirar um dia de folga respondendo mensagens no celular.
Planeje pausas regulares ao longo do dia e defina períodos em que você realmente se desconecte do trabalho. Pode ser um fim de semana offline, uma visita ao museu ou simplesmente dormir bem.
Mesmo pequenos momentos de pausa podem melhorar seu foco, disposição e criatividade.
Você pode amar sua profissão e, ainda assim, precisar de descanso. Cuidar de você é o que vai permitir continuar fazendo o que ama por muito mais tempo.
Postar um comentário