Você já se perguntou por que costuma chegar ao fim do dia completamente sem energias?

Talvez alguns hábitos inofensivos, aos quais muitos nem prestam atenção, sejam os culpados.
 
Jacob Mejicanos - Unsplash

1 | Assistir séries e filmes muito emocionantes


Uma abundância de conteúdo complexo e emocionalmente exaustivo pode levar ao cansaço mental.

Isso porque muitas vezes nos identificamos com os personagens principais, nos imaginamos no lugar deles e sentimos o que eles sentem.

Fortes emoções podem levar a uma excitação nervosa excessiva. Suprimir sinais superexcitados requer ainda mais esforço mental, o que significa que nos cansamos mais rápido.

E isso se aplica a experiências negativas e positivas, uma vez que ativam conexões semelhantes no cérebro.
 

O que fazer?


Escolha o que assistir com atenção e observe como você se sente enquanto assiste, nas próximas horas e até mesmo nos próximos dias.

Isso vai lhe ajudar a encontrar quais gêneros estão causando uma empolgação desnecessária.

Outra maneira é limitar o número de filmes, séries de TV e programas excessivamente emocionais e diluí-los com outros mais calmos e neutros.
 

2 | Ficar muito tempo sem comer


Nosso corpo recebe energia do que comemos e está sempre dependendo de mais alimento.

Nossa reserva de energia entre as refeições dura apenas de três a seis horas, e como saco vazio não pára em pé, ficar muito tempo sem comer nos dá a sensação de estar fisicamente esgotado.
 

O que fazer?


Cada pessoa tem suas necessidades, mas o ideal é evitar ficar muito tempo sem comer. Isso pode ser entre três ou cinco horas.

Tenha sempre a mão um lanche ou um doce, que te dá energia até o horário da próxima refeição, mas que não estrague seu apetite.

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3 | Deixar sua área de trabalho bagunçada


Trabalhar no meio da bagunça cansa nossa beleza, além de aumentar a nossa distração.

Isso faz com que as tarefas demorem mais para serem concluídas, exigindo que você use mais a sua concentração mental e energia.

Acabamos gastando muito mais energia nas tarefas mais básicas.
 

O que fazer?


Mantenha a ordem em seu local de trabalho: deixe que cada coisa tenha seu próprio lugar claramente designado.

Separe de 10 a 15 minutos todos os dias para arrumar tudo ouvindo uma música relaxante.

Isso criará comportamentos novos, gratificantes e positivos.

Alex Iby - Unsplash


4 | Planejamento com muita antecedência


Uma olhada na agenda, onde cinco ou mais tarefas são registradas por dia, pode causar uma onda de ansiedade e relutância em sair de casa.

Assim, sua energia já está se esgotando e você nem começou o dia.

Planejar as coisas com antecedência ajuda você a se organizar no tempo certo para cada tarefa e se certificar de que não se esqueceu de nada.

No entanto, o excesso de planejamento rouba de você a flexibilidade e força você a viver no futuro, e não no presente.
 

O que fazer?


Use o planejamento apenas em algumas áreas da vida, como as tarefas de trabalho, reuniões importantes, consultas médicas ou celebrações familiares.

No resto do tempo, tente não se sobrecarregar com preocupações desnecessárias.

Reservar um tempo livre para hobbies, lazer ou até mesmo não fazer nada faz você se sentir uma pessoa livre no controle de sua vida.
 

5 | Abrir muitas abas no navegador


O grande número de abas abertas sobrecarrega não apenas o computador, mas também o seu cérebro.

Mudar de uma guia para outra cria a ilusão de que você está fazendo uma quantidade incrível de trabalho.

Só que na verdade, você não está se dedicando totalmente a nenhuma das tarefas.
 

O que fazer?


Monitore regularmente o que você abre em seu navegador. Pergunte a si mesmo se você precisa dessa guia agora e, em caso afirmativo, por quê.

Qualquer página que não seja relacionada ao trabalho pode ser adicionada à Lista de Leitura ou fechada - provavelmente, é apenas uma distração.

Quando você perceber que está se afogando em um mar de abas abertas, utilize uma extensão que reúne todas as abas em uma única página.
 

6 | Atender imediatamente todas as chamadas recebidas


Cientistas já provaram que levamos mais de 20 minutos para recuperar a concentração após qualquer distração.

E as ligações telefônicas definitivamente se enquadram nesta categoria:

As ligações consomem nossa energia. Nosso cérebro não deve apenas parar o que está fazendo imediatamente e passar para outra tarefa, a de atender a ligação, mas também "processar" a conversa na qual você não vê a linguagem corporal e as expressões faciais do interlocutor. E isso é uma tarefa extra para o cérebro.
 

O que fazer?


Antes de pressionar o botão verde "Aceitar Chamada", pare e pense se este é um bom momento para parar o que está fazendo e se você está pronto para a conversa neste momento.

Se algo for muito urgente, a pessoa vai insistir e ligar novamente. Se não for, ela retornará mais tarde.
 
Rich Tervet - Unsplash
  

7 | Abandonar uma tarefa no meio


Provavelmente isso já aconteceu com você: Você está em um dia repleto de tarefas, e está quase terminando uma delas, quando de repente aparece algo mais urgente.

Aí, o trabalho inicial precisa ser adiado para mais tarde e você assume uma nova tarefa.

Mas o cérebro não funciona assim. Um pequeno pedaço de atenção é involuntariamente "adiado" junto com aquela tarefa inacabada.

Logo, você está pensando em duas tarefas ao mesmo tempo: a atual, e a que ficou para trás pela metade.

Quanto mais isso acontece, mais recursos o cérebro gasta e nós ficamos cansados.

O que fazer?


Infelizmente, imprevistos acontecem, e não temos como controlar tudo.

Mas existem alguns truques que ajudarão o cérebro a lidar com interrupções com mais eficiência:

Verifique novas mensagens apenas quando você tiver a oportunidade de realizar novas tarefas;

Reserve mais tempo para a tarefa do que o necessário. Assim, se surgir algo, você conseguirá terminá-la antes de passar para a próxima;

Se essas táticas não funcionarem, tente esboçar o que você precisa completar na tarefa anterior quando puder voltar a ela. Isso o salvará de pensamentos desnecessários, porque você já terá uma estratégia para outras ações e será capaz de lidar com a tarefa com muito mais rapidez.
 

8 | Má postura


Uma postura inadequada coloca estresse adicional nos músculos, articulações e tendões.

Como resultado, o corpo precisa de mais energia, o que leva à fadiga.
 

O que fazer?


Se for difícil manter a posição ideal sozinho, use ferramentas especiais: uma cadeira de escritório confortável com encosto adequado, um assento ortopédico ou até mesmo um corretor postural.

Outra dica é usar este programa para realizar pausas periodicamente, revendo sua postura.
 

9 | Respiração errada


Na maioria das vezes, isso acontece quando a cabeça está repleta de muitos pensamentos e problemas.

A respiração superficial reduz a quantidade de oxigênio que entra no corpo - e, portanto, no sangue, órgãos e células.

Isso pode desencadear conexões no cérebro que levam à fadiga.
 

O que fazer?


Cada vez que você sentir que o estresse está aumentando, inspire e expire profundamente algumas vezes.

É melhor não esperar o esgotamento das forças morais e fazer exercícios respiratórios durante os intervalos do trabalho, bem como no início e no final do dia.

Jo Szczepanska - Unsplash

10 | Acumular pequenas tarefas


Deixar que pequenas tarefas se acumulem é estressante, pois elas se transformam em uma lista enorme que deixa você zonzo.

E mesmo as tarefas mais simples parecem impossíveis simplesmente pela quantidade de pendências.

A constante lembrança de "Tenho que resolver logo isso" podem causar sentimentos de culpa e até ansiedade.
 

O que fazer?


O ideal é fazer na hora qualquer tarefa que leve menos de cinco minutos.

Se isso não for possível, é melhor não confiar na sua memória, mas anotar tudo o que precisa ser feito.

Isso o ajudará a se sentir melhor, porque definitivamente não se esquecerá do assunto e o resolverá assim que puder.

Você pode reservar de 30 a 60 minutos por semana para trabalhar com essas listas. Isso substituirá o sentimento de culpa pelo sentimento de ser produtivo.
 

11 | Não desligar as luzes à noite


A luz forte a noite faz nosso cérebro pensar que ainda é de dia.

Isso inibe a produção do hormônio do sono, a melatonina, levando à insônia e cansaço.
 

O que fazer?


Após o pôr do sol, reduza o brilho das telas e use o mínimo de luzes à noite.

Experimente usar lâmpadas de cores quentes para iluminar seu quarto, dê preferência a luzes mais fracas.

Se precisar trabalhar no computador até mais tarde, use este programa gratuito que deixa as cores menos cansativas aos olhos.

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12 | Seguir o conselho de outras pessoas


Parentes e amigos podem lhe aconselhar, mas você deve tomar suas próprias decisões.

Caso contrário, você corre o risco de se tornar um fantoche dos desejos de outras pessoas.

Seguir cegamente o conselho dos outros lhe consome tempo e energia, e também leva à frustração, decepção e ressentimento.
 

O que fazer?


Ao receber um conselho, avalie o quanto ele é aplicável a sua realidade.

O que pode fazer muito sentido para uns, pode não ter nada a ver com a sua vida.

Ao se decidir seguir o conselho de alguém, siga as recomendações de outras pessoas de forma que elas façam sentindo no seu estilo de vida e na sua maneira de viver.

Se forçar a aceitar conselhos podem drenar sua energia ainda mais rápido do que adaptá-los para se adequarem à sua realidade.

 
 

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