Seja pelo WhatsApp, email ou em outros apps, nunca falamos tanto com os outros, sem ser presencialmente.
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Por isso, confira agora algumas dicas para se comunicar com colegas de trabalho, amigos e familiares da melhor forma possível, que fácil de entender para você e para todos.
1 | Preencha seu perfil com sua foto e nome
Use seu nome e sobrenome verdadeiros, em vez de apelidos. Isso facilitará outras pessoas lhe encontrarem e também lhe reconhecerem.
E isso também é importante ao escolher a foto do seu perfil. Escolha uma em que você apareça bem, e sem mais ninguém.
Ninguém merece ter que adivinhar com qual daquelas pessoas na foto de perfil está conversando.
Isso quando não é um avatar de desenho!
2 | Configure notificações do celular para sua rotina
Se você trabalha com pessoas de outros países, elas podem lhe mandar mensagem de texto a qualquer hora do dia.
E essas notificações podem acabar lhe acordando ou lhe atrapalhando quando não estiver em horário comercial.
Por isso, lembre-se de usar a função "Não perturbe" do seu smartphone. Silencie-o, por exemplo, do período das 22h às 07h.
Você também pode optar por silenciar as notificações de um grupo específico.
3 | Não envie mensagens fora do horário comercial
Respeite seus colegas de trabalho e não os incomode nos finais de semana e em horários fora do expediente.
Para não esquecer de enviar informações importantes, verifique se o app que você usa permite agendar mensagens, como o Telegram e o Gmail, por exemplo.
Nem todos os apps oferecem esse recurso, logo, uma alternativa seria marcar um lembrete em um app de tarefas, para lhe lembrar de enviar a mensagem em um horário mais conveniente.
4 | Apresente-se ao falar pela primeira vez com alguém
Seu nome e foto estão ali, mas a pessoa pode não ter ideia de quem é você.
Mostre simpatia ao falar brevemente de onde a pessoa pode te conhecer e o motivo do seu contato.
5 | Não espere respostas para desenvolver o assunto
No mundo real, devemos dizer olá e aguardar uma saudação de volta.
Mas ao mandar mensagem de texto, economize o seu tempo e o da outra pessoa, saudando e começando o assunto em uma única mensagem.
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6 | Evite tumultuar
No grupo dos amigos, a regra é não ter regras.
Mas no grupo do trabalho, não pega bem postar piadas e vídeos engraçados. Pegue leve com emojis. Um ou dois por mensagem já está de bom tamanho.
E quando o assunto se referir a apenas uma pessoa do grupo, fale em particular com ela.
7 | Vá direto ao assunto
No mundo real, o papo sempre começa com aquele "Como vão as coisas", "O que há de novo", mas em uma mensagem profissional, nunca sabemos se precisamos mesmo responder aquilo, ou se essa é apenas uma enrolação para pedir algo.
Quando for mandar mensagem de texto, tente ser o mais breve e objetivo, e se uma pergunta demandar de um longo tempo para ser respondida, avise que responderá assim que souber a resposta.
Evite abreviações, foi-se o tempo em que tínhamos limitações de caracteres. Deixe a mensagem o mais fácil possível de ser entendida.
8 | Evite mensagens de voz
"Mas ela é tão prática de ser enviada..."
Só para quem envia, que gosta de falar sem ser interrompida. Nem sempre a pessoa do outro lado pode ouvir.
Imagine ter que ouvir um longo áudio e ter que anotar uma informação ali dita? Onde está a praticidade?
Algumas pessoas tem dificuldade com a escrita ou precisa devido a acessibilidade, o que é compreensível, mas se algo é difícil de ser explicado, o melhor é ligar.
Mas se você ainda precisa enviar uma mensagem de áudio, antes, mande uma explicação por escrito, para que a pessoa que recebeu possa entender que aquela informação é relevante e assim ela fará um esforço para ouvir.
Dica: Se a pessoa do outro lado começar a gravar um áudio, faça uma ligação para ela, a gravação será interrompida na hora!
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9 | Envie arquivos e links com explicações
Se precisar enviar um documento, certifique-se de escrever o que é e por que esta enviando.
Isso tornará a busca por esse arquivo mais fácil no futuro.
Outro motivo importante é pela segurança: vírus podem disparar mensagens com links ou arquivos maliciosos a todos os contatos, e um link recebido do nada sem nenhum motivo é um tanto suspeito.
10 | Estruture a conversa
Quando várias pessoas estão conversando ao mesmo tempo, é fácil ficar confuso.
Sempre que for possível, use o comando de responder a mensagem da pessoa, para facilitar o entendimento da conversa.
Outra função que muitos deixam de usar em um grupo, é o de marcar a pessoa na conversa. Digite "@" e o nome da pessoa, para que ela seja notificada e encontre sua mensagem.
O que mais te irrita em uma conversa por mensagens? Me conte nos comentários, logo abaixo!
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