É normal sentir ansiedade em certas situações, como antes de um discurso, de tomar uma decisão importante ou ao lidar com questões pessoais.
Portanto, esse tipo de ansiedade é considerado um sentimento comum. No entanto, os transtornos de ansiedade têm características diferentes, como afetar significativamente a qualidade de vida de uma pessoa.
Uday Mittal/Unsplash |
Os transtornos de ansiedade fazem parte de um grupo de doenças mentais e, além de causarem dor, dificultam a execução de tarefas diárias.
Confira cinco dias para ajudar no controle da ansiedade:
Como Controlar a Ansiedade?
1 | Respire fundo
Uma das principais formas de aliviar a ansiedade é respirando. Afinal, a respiração diafragmática profunda é uma técnica para controlar o estresse e a ansiedade.
A respiração ajuda a relaxar o corpo e acalmar a mente. Dessa forma, a respiração pode ajudar o corpo a transferir a resposta de luta ou fuga do sistema nervoso simpático para a postura relaxada do sistema nervoso parassimpático.
Portanto, quando você tiver uma sensação de crise, respire lentamente de 3 a 5 vezes para encher o abdômen (diafragma) e, em seguida, o peito, prenda a respiração por cerca de 4 segundos e expire lentamente.
2 | Faça exercícios físicos
Os exercícios são uma das formas mais eficazes de uma pessoa combater o estresse, a excitação e a ansiedade. Embora possa parecer contraditório, o exercício físico pode ajudar a aliviar o estresse emocional e relaxar a tensão muscular.
Além disso, para as pessoas que se exercitam regularmente, os benefícios são duradouros. Por exemplo, pessoas com hábitos de exercícios têm menos probabilidade de se sentirem ansiosas. O exercício é benéfico para pessoas ansiosas por vários motivos:
• Hormônios do estresse: os exercícios reduzem significativamente os hormônios relacionados ao estresse, como o cortisol. Também ajudam a liberar endorfinas e substâncias químicas que melhoram o humor. Finalmente, eles servem como uma forma de "analgésicos naturais".
• Ciclo do sono: Pessoas que se exercitam têm um sono melhor e mais equilibrado. Isso ajuda a reduzir os sintomas em pessoas ansiosas ou estressadas.
• Auto-estima e autoconfiança: Pessoas que se exercitam regularmente tendem a se sentir mais confiantes e seguras. Além disso, a pessoa se sente mais capaz e enérgica, o que favorece a saúde mental, emocional, física e mental.
3 | Reduza o consumo de cafeína
Como todos sabemos, a cafeína é um estimulante encontrado em bebidas e alimentos, tais como:
• Café;
• Chás;
• Chocolates;
• Bebidas energéticas.
Uma grande ingestão de cafeína pode estimular os sintomas de ansiedade. Portanto, é recomendável evitar grandes quantidades antes de ir para a cama.
Cada pessoa tem limites diferentes para a quantidade de cafeína que pode consumir sem afetá-la. Por isso, quando perceber que essa substância lhe deixa com mais ansiedade do que o normal, tente reduzi-la.
No entanto, estudos mostraram que a ingestão moderada de cafeína é benéfica.
4 | Evite a procrastinação
A procrastinação pode causar estresse e ansiedade. Portanto, organizar e implementar suas obrigações e prioridades no momento certo pode prevenir os sintomas de ansiedade.
Vale lembrar que a procrastinação pode se tornar um mau hábito, pois faz com que as pessoas se esforcem para cumprir todas as suas obrigações em pouco tempo. Isso pode causar estresse e afetar negativamente a saúde e o bem-estar.
É importante desenvolver hábitos organizacionais, como fazer uma lista de tarefas e definir prazos realistas para ela. Outra dica é tentar lidar com o que precisa ser feito naquele dia e se concentrar nessa tarefa sem interrupções.
Afinal, iniciar uma tarefa e alternar ou trabalhar em várias tarefas ao mesmo tempo também pode criar estresse.
5 | Procure ajuda profissional
De modo geral, a ansiedade é um problema que não desaparece por conta própria. Além disso, pode causar sérios danos à qualidade de vida.
Para saber mais sobre como superar a ansiedade, procure ajuda psicológica. A psicoterapia pode ser uma forma de resolver esses problemas e alcançar uma melhora significativa. O tratamento pode melhorar muitas áreas da vida, como:
• Psicológico;
• Social;
• Profissional;
• Saúde física.
Em casos mais graves, o acompanhamento psiquiátrico pode ser necessário. Os medicamentos podem ajudar a reduzir os sintomas e controlar algumas das alterações associadas à doença.
Procure profissional para obter um diagnóstico específico e um plano de tratamento eficaz e duradouro.
Conheça aqui minhas dicas de produtividade alert-info
Postar um comentário