De acordo com a Wikipedia, é usar a tecnologia digital para a soluções de problemas tradicionais.
Foto por Alex Kotliarskyi via Unsplash |
O que é transformação digital?
Um dos exemplos de transformação digital fácil de se entender o que é aconteceu com os hotéis. Antes, precisávamos chegar na cidade e através de placas, encontrar um lugar para se hospedar.
Depois, surgiram as listas telefônicas e as agências de viagem. Hoje, temos diversos apps a nossa disposição para reservamos um hotel, que fazemos do nosso sofá e com antecedência em nossas casas.
Transformação digital nas empresas
Bill Gates uma vez disse:
Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios.
Os clientes já esperam das empresas respostas mais ágeis e modernas. Não aceitamos mais ter que ir fisicamente a um fórum no centro da cidade para ter uma informação que deveria estar disponível online.
E para atender aos anseios dos clientes, as empresas estão cada vez mais se re-inventando, para que seus concorrentes não acabem com elas.
Logo, ela precisa de profissionais para ajudá-las a obter os benefícios da transformação digital.
Como se destacar no mercado de trabalho na era da transformação digital
As empresas buscam por profissionais preparados para esta revolução.
Conheça dez habilidades essenciais para quem quer fazer parte da transformação digital:
1 - Visão de negócio
Aquele que conseguir entender o contexto interno de onde trabalha e do setor onde atua, sai na frente. É preciso descobrir o que pode "matar" a empresa ou setor, e se antecipar para ser esta mudança.
2 - Pensamento criativo
Novas tecnologias chegam cada vez mais rápido, e mudam a maneira que as pessoas se relacionam. Isso nos leva a transformação digital com foco no cliente, pois ele quer se comunicar com as empresas em tempo real, através das redes sociais, usando seu smartphone.
Logo, soluções rápidas e efetivas são primordiais, e para desenvolve-las, profissionais que busquem ferramentas, técnicas e métodos inovadores saem na frente, para que consigam enfrentar desafios diários.
3 - Adaptabilidade
O profissional precisa estar cada vez mais aberto para atuar em novos modelos de trabalho, como os que empregam as metodologias ágeis.
No livro 21 lições para o século 21, Yuval Noah Harari nos conta:
Um caixa do Walmart de 40 anos de idade que, graças a esforços sobre-humanos, consegue se reinventar como piloto de drone, poderá ter de se reinventar novamente dez anos depois, se a pilotagem do aparelho for automatizada.
Muito se discute se os robôs tomarão nossos empregos, mas muitos dos empregos do futuro sequer existem hoje.
4 - Ferramentas ágeis
Gerenciar um projeto não é uma tarefa fácil. Afinal, para toda a equipe ter consciência do que está acontecendo, qual etapa priorizar e seguir todos sincronizados é sempre um desafio.
Ferramentas e métodos ágeis são importantes na transformação digital. Processos transparentes, protótipos, execução de tarefas por etapas entre outros, são de extrema importância.
5 - Jogo de cintura político
Ter um bom relacionamento pessoal, saber dialogar, conhecer técnicas de negociação, influenciar colegas de trabalho e clientes são habilidades que se destacam em um bom profissional.
6 - Visão de comunidade
Seja uma pessoa que motiva as outras a alcançarem um objetivo, para que elas se engajem em alcançá-lo, e não porque "alguém mandou fazer isso".
Isto fortalece o propósito e dá mais força para seguir em frente com a transformação digital.
7 - Capacidade de coligar
Desenvolva a habilidade de trabalhar com pessoas que pensam e trabalham de formas diferentes da sua.
Nos relacionamos bem com quem compartilha da nossa opinião, mas nem sempre conseguimos encontrar pessoas assim em nosso ambiente de trabalho.
8 - Atitude de coragem
Nem sempre acertamos de primeira. E isso não deve preocupar o profissional que quer estar na transformação digital. Erros fazem parte do aprendizado.
Se algo errado acontecer, tire o aprendizado do erro, e siga em frente.
O único homem que nunca comete erros é aquele que nunca faz coisa alguma. Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro - Theodore Roosevelt
9 - Pensamento sistêmico
Aquele profissional que é capaz de criar correlações entre as tecnologias e processos nos quais se está inserido, com certeza se destaca dos outros.
10 - Inteligência relacional
Esta é a habilidade de sintetizar todas as dicas anteriores e que te faz ser capaz de mobilizar um time e recursos em prol de um único objetivo comum, focando a inovação, a criatividade e a obtenção de resultados acima da média.
A inteligência relacional será um dia tão importante quanto já foi a inteligência emocional anteriormente.
Foto por Headway via Unsplash |
Como ser o profissional da transformação digital
Você já sabe o que o mercado quer de você, mas como chegar lá?
Veja algumas dicas para que você se desenvolva cada vez mais e seja o profissional que as empresas tanto querem:
- Seja o primeiro a experimentar novas tecnologias e ande com pessoas que estejam a par das últimas novidades;
- Passe a frequentar feiras e eventos de startups e inovação;
- Faça cursos de curta duração das áreas digitais, e nunca deixe de aprender, usando a internet para assistir palestras e participar de cursos;
- Seja uma pessoa flexível e colaborativa com sua equipe, trocando conhecimentos com pessoas de diferentes perfis, idades e preferências, exercitando a escuta ativa e a empatia;
- Saia da zona de conforto e procure participar de projetos novos, mesmo que de áreas distintas da sua;
- Aprenda sobre metodologias ágeis, dados e experiência do usuário e use a sua criatividade e curiosidade para encontrar soluções para problemas;
- Aceite erros como parte do aprendizado, e as mudanças de forma positiva;
- Não fique esperando sua empresa desenvolver a destreza digital por você
O que estudar para estar a frente na transformação digital:
Veja a seguir algumas dos assuntos em alta na transformação digital. Mesmo que você domine alguns, não deixe de se informar sobre os outros.
- Análise estatística e de dados
- Machine learning e inteligência artificial
- Inteligência de negócio
- Gestão de produtos digitais
- Design centrado no usuário
- SEO e marketing de busca
- Middleware e integração de software
- Sistemas e gestão de armazenamento
- Programação para smartphones
- Redes e segurança da informação
- Desenho de algoritmos
- Linguagens: Perl, Python e Ruby.
Transformação digital não é apenas sobre tecnologia
São as pessoas e o impacto que ela traz para suas vidas, nos processos de um negócio, na experiência do cliente e na sua carreira.
Com a evolução da tecnologia, novas soluções surgem, mas também, novos problemas. O profissional precisa ser criativo e atuante para otimizar processos e suprir as demandas da sociedade. As possibilidades são infinitas.
O comportamento da sociedade muda frequentemente, e por isso, a transformação digital é contínua e nunca vai parar.
Acompanhe as tendências tecnológicas globais, pois investir na tecnologia sempre será o melhor para você, sua empresa e para a sociedade.
Postar um comentário