Entrou no nosso dia-a-dia o termo "Fake News", cunhado pelo presidente norte-americano Donald Trump. Mas desde os primórdios e até hoje em dia, o homem ainda faz o que o macaco fazia: espalhar boatos.
Se notícia ruim chega depressa, com a internet essa velocidade foi aumentada em mais de 8000. Chega tão rápido, que estão até no grupo da família no Whatsapp.
Mas, como descobrir se aquela corrente que lhe repassaram é verdadeira ou falsa?
É verdade, quem me contou foi um pescador
Nem tudo que está na internet é verdade. Muitas vezes, uma notícia sensacionalista é passada para denegrir uma pessoa, uma empresa ou... só "pela zoeira".
A maneira mais simples e rápida de desmascarar uma fake news é simples:
- Copie um trecho da notícia e busque por esse texto no Google.
- Em seguida, procure entre os resultados da pesquisa algum que vá para sites especializados em desvendar boatos. Duas boas fontes são os sites boatos.org e o e-farsas.com.
Com certeza um destes dois terá um artigo contextualizando aquela notícia e explicando por qual motivo aquilo não pode ser verdade.
Na dúvida, não encaminhe
Da próxima vez que uma história mirabolante chegar no seu celular, antes de repassar a notícia a frente, faça essa pesquisa e você vai descobrir que grande parte daquilo que é repassado como verdade, não passa de fake news :)
Postar um comentário