Foto do volante do meu carro por cima, mostrando aonde foi recuperado, quase não se percebe o local reparado.

Veja o antes e depois do meu volante e tire suas próprias conclusões!

Que hoje em dias os produtos estão menos resistentes que antigamente, ninguém tem dúvida. Todo mundo tem uma história de uma lavadora de roupas da mãe ou uma geladeira da avó que durou vinte anos, então foi trocar por uma moderna, e não durou cinco anos.

E um desses produtos que estão bem "mais ou menos" são os volantes de nossos carros. Acho que de uns dez anos pra cá que comecei a ver isso até em carros bem cuidados: o volante perde a cor, começa a ficar opaco, sem brilho e desgastado.

Outra coisa que eu sempre ouvi falar, mas nunca via em lojas para vender, são os tais "restauradores de volante" e "restauradores de para-choques".


Foto da vista de cima do volante, mas girado para baixo, sem reflexo do sol, mostrando imperfeições na pintura do volante.
Veja como o volante estava antes. Pelo menos, era só na parte de cima.

O volante do meu carro estava descascado na parte de cima, aquela que fica mais tempo exposta ao sol.

Foto de close das imperfeições da pintura do volante. O tato também acaba alterado por falta do material mais liso, e sente-se o contato do material mais abrasivo, o que incomoda também.
Detalhe do volante antes da recuperação : a tinta se soltando e o volante perdendo o brilho.


Como somos pessoas que gostamos de cuidar bem do nosso carro, vamos atrás de algo para deixar isso com uma aparência melhor.  Resolvi dar uma chance a esse produto. Vamos ver no que deu :





Como disse acima, nunca tinha visto pra vender em lojas. Eu comprei pela internet.

Esse restaurador não preenche imperfeições, buracos ou rachaduras. Ele é apenas uma tinta um pouco mais espessa, que dá uma disfarçada em pontos que estão sem pintura.

Foto dos itens que compõe o kit de recuperação. Os itens estão listados abaixo no texto.
Volante preto, tinta preta !
O kit veio com :
  • 01 - Esponja áspera para polimento e limpeza
  • 01 - Esponja para aplicar a tinta
  • 01 - Luva
  • 01 - Manual de instruções
E partimos para a ação, seguindo as instruções do manual :



Primeiro, com a esponja de polimento (aquela bucha de lavar louça mesmo !) molhada com álcool doméstico, se passa no local para dar uma limpeza de leve. Não vá imaginando que é pra lixar até remover buracos. Se esse é seu caso, esse kit não vai servir. Também não vá tirar a pintura original, é só pra limpar, remover a sujeira de leve. O manual sugere aguardar alguns instantes para o álcool evaporar. Se o volante for de couro, aí tem que ser detergente neutro no lugar do álcool, e um pano no lugar da bucha de cozinha.

Foto de close do lixamento do volante, as imperfeições saem, mas fica o material áspero, sem brilho.

O volante está pronto pra receber a primeira demão de tinta ! Coloque sua luvinha, pegue sua esponja, um pouco da tinta e dê uma passada, tomando o cuidado pra não escorrer. Mas ela é bem espessa, não é nada que saia do controle.

Na primeira passada, quase nada muda, fica fosco mesmo.

Foto da primeira demão de tinta. O material bruto apenas ficou mais escuro, sem brilho.
Primeira demão de tinta : apenas fosco, e é o esperado.
Aí que vem o drama : aguardar. O manual sugere de 20 a 30 minutos entre uma e outra demão, além de recomendar no máximo três aplicações. Você não vai querer aguardar esse tempo, nem passar tão pouco.

Minha dica é : não tire a tarde pra fazer apenas isso ! Arrume outra coisa pra fazer, e vez ou outra, volte no carro e aplique mais uma fina camada de tinta, até ficar do seu gosto. É terrível passar uma vez e ter que ficar esperando. Você acaba aplicando outra camada antes do tempo.

Foto da segunda demão, já com brilho, e o material menos áspero.
Segunda demão - O brilho já fica compatível com o resto do volante

Eu não fui muito além do recomendado, passei umas quatro demãos, mas não aguardei todo o tempo necessário.

Teve um momento que as coisas saíram um pouco do controle : quando passei uma camada por cima de outra nem tão seca. Aí eu passei mais ainda, que molhou um pouco da tinta seca e deu pra tirar o excesso, dando uma disfarçada na lambança.

Foto de close de um deslize meu, ao passar uma camada por cima de outra ainda seca, é possível ver duas camadas de tinta sobrepostas, como se fosse água empoçada em cima de uma pia.
Não faça como eu : espere uma camada estar bem seca para aplicar outra !

E depois de algumas demãos, e paciência para cada uma secar, aqui está o resultado final :

Foto de close do resultado final. O volante voltou a ter brilho, e a cor está uniforme, apesar de não manter a textura original do resto do volante.
Repare que aonde está liso, é aonde foi recuperado

Por essa foto dá pra se ter uma idéia que você não vai ter de volta a textura ou o preenchimento de alguns furos, mas a cor está uniforme com o resto do volante. "Será que se passar mais, ou em excesso, fica bom ?" o manual diz que não, eu não me animo em testar. Dessa forma já ficou muito satisfatório para mim.


Esse processo eu fiz a dois meses atrás, e por enquanto está tudo certinho. Se algo mudar, atualizo este post.

Foto final, mais distante do volante, mostrando o resultado uniforme da recuperação do volante.
Dois meses após a restauração, e está tudo bem !

Comparado com o estado que estava antes, apenas olhos treinados notam o reparo !



Ah, sobre restauradores de para-choque : Esses eu nunca fui atrás, mas se o para-choque do seu carro é preto, sem pintura, minha dica é : Use um polidor preto, líquido de sapatos, aquele que tem uma esponjinha na ponta : A primeira demão fica zuada, mas espere secar e dê uma segunda demão : vai ficar novo em folha, como se tivesse acabado de sair da fábrica, e vai durar várias chuvas e lavagens !

Gostou ? Vai fazer no seu possante também ? Conta pra gente nos comentários !

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