É cada vez mais comum uma criança ganhar um celular. Por mais que os pais tentem adiar, um dia chega este momento.

Como fazer então, para manter a criança segura, quando ela está sozinha com seu smartphone?

Conheça agora 9 configurações que os pais devem realizar antes de entregar um novo aparelho para uma criança.

Kampus Production - Pexels

1 | Criar uma conta de usuário


Tudo começa pela conta da criança, seja a conta Google, para os aparelhos Android, ou uma Apple ID, no caso de um iPhone.

Se for um celular novo, ao ligá-lo pela primeira vez, surgirá um passo a passo.

Mas caso seja um aparelho que já foi de outra pessoa, o ideal é sair da conta atual e criar uma nova:

No Android, isso é feito em "Configurações" → “Gerenciamento geral” → "Restaurar" → "Restaurar padrão de fábrica" → "Redefinir” (isso apagará todos os dados, incluindo arquivo e aplicativos baixados).

No iPhone, vá para Ajustes → Geral → Redefinir → Apagar conteúdo e Ajustes.
 

Criando uma nova conta

 

Android


Siga as instruções do assistente de configuração, e selecione "Criar nova conta" quando for solicitado o login com uma conta Google. Preencha as informações solicitadas.

Continue seguindo as instruções para fazer login com sua conta do Google para fornecer o consentimento dos responsáveis e definir as configurações para a criança.

Esta conta também poderá ser criada usando o app Family Link, que falarei logo abaixo.
 

iPhone


No iOS, o ID Apple para uma criança é criado por meio do "Compartilhamento Familiar" na conta dos pais ou responsáveis.

Vá em Ajustes → ID Apple (A primeira opção do menu, com seu nome) → Compartilhamento Familiar → Adicionar Membro → Criar Conta de Criança.

Em seguida, insira os dados da criança e siga as instruções. Certifique-se que a idade está correta: não será possível alterá-la depois.
 
Guia de compras: Descubra qual é o melhor celular alert-info  


2 | Ative o bloqueio de tela


Nossos smartphones contém fotos, vídeos e muitos dados pessoais, que não devem estar acessíveis a qualquer curioso.

Por isso, o bloqueio de tela é uma das primeiras seguranças do aparelho.

Geralmente, ao configurar o celular pela primeira vez, é oferecido a configuração de uma senha, cadastro da digital ou desbloqueio facial.

Se você ainda não fez, você deve cadastrá-la, seguindo o seguinte passo:
 

Android


Vá em “Configurações” → “Tela de bloqueio” → “Tipo de bloqueio de tela” e selecione uma das opções disponíveis.
 

iPhone


Vá em “Ajustes” → “Face ID e Código” ou “Touch ID e Código”, ative um dos métodos disponíveis e selecione em quais casos ele será usado.

 


3 | Ative a autenticação em dois fatores


Todos devem ter a autenticação em dois fatores habilitada no smartphone. Isso torna-se ainda mais importante se for um aparelho para uma criança.

Depois de ativada, muitas opções de segurança só poderão ser modificadas com o código que será enviado para o celular dos pais ou responsáveis.
 

Android


Acesse no seu smartphone “Configurações” → “Google” → “Gerenciar sua Conta do Google” → clique na aba “Segurança” → Em “Como fazer login no Google” selecione “Verificação em duas etapas” e siga as instruções.
 

iPhone


Vá para as configurações do iPhone, abra Apple ID e iCloud → Senha e segurança → Autenticação de dois fatores. Clique em "Ativar" e siga as instruções para adicionar seu número de telefone.
 


4 | Ative o compartilhamento familiar


Esta opção permite que você compartilhe o conteúdo adquirido e autorize compras. E também poderá limitar o tempo de uso do celular pela criança, acompanhar sua localização entre outros recursos.
 

Android


Para ativar o compartilhamento familiar, abra o assistente de voz em seu smartphone, diga “Ok Google, crie um grupo familiar” e siga as instruções na tela.

A maneira mais simples e conveniente de gerenciar seu grupo familiar é instalando o app Family Link.

Voce deverá instalar em seu aparelho o app específico para os pais, e o outro app destinado apenas para o aparelho da criança.



Ler os reviews de cada app é uma diversão a parte: no app destinado aos pais, só elogios e notas altas. Já no das crianças... apenas reviews baixos e reclamações de crianças que querem usar o aparelho por mais tempo!

Para adicionar uma criança à família, vá ao menu, selecione "Grupo familiar" → "Convidar familiares". Depois disso, você pode selecionar um membro da família e personalizar as ações permitidas como quiser.
 

iPhone


Ao criar a conta infantil, nos passos acima, o acesso familiar já estará ativado, dispensando esta etapa.
 
Leia também: 57 maneiras de usar a câmera do celular alert-info  


5 | Adicionar autorização de compras e download de apps


Para acompanhar o que seus filhos baixam em seus celulares, este recurso é bem útil:

Quando a criança inicia a compra ou faz um download gratuito, você receberá uma notificação, onde poderá aprovar ou cancelar o download.
 

Android


No perfil do filho no app Family Link, entre em Configurações e escolha as opções que você deseja conceder aprovação.
 

iPhone


Abra “Ajustes” → ID Apple → “Compartilhamento Familiar” → “Pedir para Comprar” e, em seguida, ative o botão do mesmo nome no perfil da criança.
 
RODNAE Productions - Pexels
 

6 | Limite conteúdo impróprio


Escolha que tipo de conteúdo seu filho terá acesso. Existem recursos para impedir que a criança acesse em seu cellar conteúdo explícito, violento, sites ou pesquisas indevidas.
 

Android


Para definir o limite de idade, acesse o perfil da criança nas configurações do Family Link e, na seção "Ações do Google Play", defina as restrições necessárias para jogos, aplicativos, filmes, músicas e outros conteúdos.

Para bloquear o conteúdo da web na seção "Filtros do Google Chrome", habilite a opção "Bloquear sites adultos" e, na seção "Filtros de pesquisa do Google", ative a configuração "Pesquisa segura".
 

iPhone


Essas configurações podem ser controladas por meio da sessão Tempo de tela.

Para começar, esta função deverá ser habilitada no menu "Ajustes" → "Tempo de uso". Em seguida, entre em "Conteúdo e Privacidade" e ative a opção "Restrições" para acessar a sessão "Restrições de conteúdo" para definir as opções de músicas, filmes, aplicativos e outros conteúdos.

Nesta mesma tela você também pode desativar os sites adultos em "Conteúdo da Web" e Linguagem Explícita em "Siri".
 


7 | Defina o tempo de uso


Criar limites é educar, e isso evitará o vício no celular. Esta opção está disponível em todos os aparelhos e permite que você estabeleça quanto tempo a criança poderá passar em seu celular vendo jogos, redes sociais e determinados aplicativos.
 

Android


Essas configurações são encontradas nas configurações do Family Link → Aplicativos Android.

Uma lista de todos os programas instalados é exibida aqui, e para cada um você pode definir o tempo de uso, bloqueá-lo completamente ou, ao contrário, remover quaisquer restrições.
 

iPhone


No iPhone, as configurações de que você precisa estão na mesma tela da dica anterior, em Ajustes → Tempo de Uso → Limites de Apps. As restrições podem ser definidas para aplicativos individuais e para categorias inteiras de programas.

Além disso, você pode definir o chamado tempo de repouso, quando apenas os aplicativos e chamadas selecionadas estarão disponíveis.

Também existe a opção "Sempre permitido", uma lista de permissões de programas sempre disponíveis.

Logo abaixo destas opções, toque em "Usar código do tempo de uso" para criar um código e proteger estas configurações, assim como poder permitir uma excessão de mais tempo de uso.


8 | Ative o compartilhamento da localização


Com esta opções habilitada, os pais poderão verificar a localização da criança a qualquer momento.

No Android e no iPhone, a localização é exibida em tempo real nos aplicativos Family Link e Buscar, respectivamente.
 

Android


No app Family Link, selecione a criança, no card "Localização", toque em Configurar, e em seguida, toque em ativar. Pode levar algum tempo para a localização começar a ser compartilhada.
 

iPhone


Depois de ter adicionado seu filho ao grupo familiar, abra o app "Buscar" no celular da criança e, na opção "Pessoas", toque "Compartilhar localização". Busque pelo seu contato para enviar a solicitação ao seu aparelho, e lembre-se de optar por "Compartilhar indefinidamente".

Está gostando das dicas? Inscreva-se em nossa lista de email para receber artigos como este!


       

No nosso canal no Telegram, você encontra nossas novidades em tecnologia, desenvolvimento pessoal, produtividade, descontos e tudo mais o que nos interessa. Entre agora e não perca nada! alert-info

 


9 | Configure informações em caso de perda do celular


Caso a criança perca o celular, e uma pessoa honesta o encontre, é bom oferecer uma forma dela poder devolver o aparelho.

Se a pessoa não devolver, pelo menos poderá bloquear e apagar o aparelho a distância.
 

Android


Existem duas opções para exibir texto na tela de bloqueio do Android.

A exibição permanente de uma mensagem, por exemplo, com seu número de telefone, pode ser definida na seção "Configurações" → "Exibir" → "Configurações avançadas" → "Bloquear tela ”→“ Texto na tela ”.

Você também pode bloquear o dispositivo e escrever uma mensagem a quem encontrou o aparelho por meio de uma página especial do Google. Você precisará fazer login em sua conta, selecionar "Bloquear dispositivo" e escrever a mensagem.
 

iPhone


No iPhone, você pode exibir uma mensagem com um número de telefone e outras informações após ativar o Modo de dispositivo perdido.

Para fazer isso, abra o app Buscar no iPhone dos pais, selecione o smartphone da criança na lista de dispositivos e clique em Marcar como Perdido.
 



Com estas dicas, a criança terá um celular seguro para conhecer o mundo digital e todas as suas possibilidades.

Porém, lembre-se sempre de conversar e explicar seus perigos e limites, para que seja sempre uma experiência saudável e enriquecedora.

Deixe um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem