Tire suas dúvidas e faça da melhor maneira!
Sempre tem alguém mais velho que diz para deixar o carro na "banguela", "ponto-morto" ou desengrenado, ao descer uma ladeira, que isso economizaria combustível, mas isso não é verdade.
Pelo menos não nos carros atuais, que são equipados com injeção eletrônica. (carros fabricados no ano de 1996 em diante.)
Basicamente, isso não é verdade por que quando deixamos o motor em ponto morto, independente do carro estar se movendo ou não, o motor "pensa" que o carro está parado, e "pensando" assim, ele precisa manter a marcha lenta para não morrer. Logo, ele fica gastando combustível.
Já quando descemos uma ladeira com o carro engrenado, ele "reconhece" que está em movimento, e as rodas fazem o todo o trabalho que faria a explosão do combustível na câmara de combustão. A injeção eletrônica corta o fornecimento de combustível automaticamente.
Veja o funcionamento do motor. Em ponto morto, o combustível continuará sendo injetado e queimado, enquanto o carro estando com a marcha engatada, quem fará este movimento serão as rodas. |
Ficou confuso? Vamos simplificar mais : veja este vídeo, que prova com um equipamento específico para isso, que o carro consome combustível quando a marcha está desengatada:
Se o seu carro é equipado com algum instrumento que mostra o consumo de combustível, você obterá a mesma resposta.
Vale lembrar que, além de ser proibido por lei, a banguela também é perigosa, pois o carro alcança maior velocidade na descida, e você acaba usando mais o freio, o que causa o sobre-aquecimento e a perda da eficiência, além de derreter a calota, caso ela seja fixa pelos parafusos!
Então, lembre-se disso quando for encarar a próxima ladeira! Manter o carro com a marcha engatada só traz vantagens!